7.20 - Mudanças gerais do novo patch

7.20 - Mudanças gerais do novo patch

 

Depois de muita espera, finalmente o sapo gelado resolveu soltar mais uma grande atualização para o Dota 2. Além das já esperadas mudanças de balanço, como buffs e nerfs para equipamentos e heróis, o patch traz também novos itens e um mapa redesenhado.

Vamos então começar falando sobre as mudanças globais, que afetam o gameplay em macro-escala.

Grandes mudanças:

  • Negar unidades não da mais 25% de xp, mas sim 20% do ouro da criatura.

Vida de suporte é uma tristeza, enquanto o carry está lá pegando todo gold do mundo, o suporte sofria com as migalhas e se esforçava para juntar centavos para comprar a próxima ward. Com esta mudança, os suportes agora ganham mais um incentivo para ajudar ativamente na lane, negando as criaturas e tirando um dinheirinho no processo.

Por outro lado, a experiência que antes ajudava os suportes a crescer sem depender tanto dos tomos foi retirada, ou seja, fica cada vez mais evidente que a função do tomo é ajudar o suporte a se manter relevante no jogo, dando a experiência necessária para compensar as rotações.

Para os mid-laners, a mudança aparenta ser menos interessante. O confronto 1x1 no mid costumava se benefíciar muito dos “power spikes”, ou seja, dos momentos em que um jogador pegava uma habilidade chave antes do outro e começava a dominar a lane. Até o 7.19, ter as criaturas negadas significava que um dos heróis ganharia uma vantagem tremenda em nível, e este um level a mais costumava significar um abate na rota central e um efeito bola de neve. Sem essa XP a mais, o efeito bola de neve deve ser diminuido, enquanto o gold é um bonus legal, mas não tão impactante no early game quanto a experiência.

Por fim, infelizmente começaremos a ver carrys brigando com suportes por negarem as criaturas, achando que este gold foi também feito para eles. Não seja este cara.

  • Pergaminhos de teletransporte agora tem um slot próprio

  • Botas de teletransporte não compartilham o tempo de recarga com pergaminhos de teletransporte (ao serem utilizadas adicionam 10 segundos de recarga no pergaminho).

Quem nunca deixou de roubar uma aegis por estar com o inventario lotado, que atire a primeira pedra. Uma grande melhoria no sistema de inventario do jogo permite agora mais espaço para itens efetivos, enquanto o pergaminho será guardado num bolso a parte. Você não vai mais precisar ficar movendo o pergaminho pra lá e pra cá constantemente.

Desde o patch 7.0, com a adição dos espaços extras de mochila, os desenvolvedores parecem estar priorizando para que os jogadores carreguem mais items consigo e possam fazer alterações de acordo com a situação. Esta mudança ajuda ainda mais neste sentido, liberando um espaço do inventário.

Fora isso, o fato de não compartilharem mais o tempo de recarga entre botas e pergaminho de teletransporte significa que o pergaminho continuará relevante, mesmo para o jogador que adquirir botas de teletransporte. Você poderá dar TP em uma torre com as botas, defende-la e 10 segundos depois utilizar o pergaminho para se mover para outro local, abrindo possibilidades estratégicas interessantes. Heróis com presença global como Nature Prophet e Underlord poderão fazer usos ainda mais táticos desta alteração.

  • Stacks de criaturas neutras dão 35% em vez de 25% de ouro para quem fez o stack

  • Criaturas neutras não ancestrais dão 5% a mais de ouro

Além das mudanças nas negações, outra alteração que vem para encher o bolso dos suportes de ouro e felicidade são as mudanças nas criaturas neutras. 10% a mais de ouro sobre os stacks já seria uma novidade interessante, somado a isso, estes 5% a mais de ouro incentivam um pouco mais os times a fazerem os stacks de forma adequada.

Desde as mudanças na selva no 7.07, a selva havia deixado de ser interessante como fonte primaria de farm, o que resultou na volta das lanes 2-1-2. Com o ouro das runas sendo dividido pelo time e agora, com estas mudanças na formula de ouro no stack, a Valve parece cada vez mais interessada em aumentar o valor do jogo em equipe, o time deve se focar em crescer junto e não há mais espaço para o “afk jungle”.

  • Removidos os bonus de heróis do dia

  • Escolha aleatória volta a escolher um herói dentre a lista completa, mas ignora seus 25 heróis menos utilizados

  • Escolha aleatória só pode ser utilizada pelos dois primeiros jogadores do time

Nada mais de mangos gratuítos para a rotação de heróis diários (droga!). Sem grandes perdas, o sistema - que servia para incentivar os jogadores a testar personagens novos - foi completamente removido.

Mais impactante que isso é a volta da randomização de herois, só que agora o jogo não escolherá nenhum dos 25 personagens menos utilizado pelo jogador, então as chances de cair um herói que a pessoa saiba utilizar são mais altas.

Por último, e talvez a melhor mudança no sistema, apenas os dois primeiros da equipe podem utilizar a escolha aleatória. Ou seja: os times agora podem montar suas estratégias de acordo com os personagens escolhidos e nada mais de ver o último jogador escolhendo aleatóriamente.

Mecanicas de Root

  • Pergaminho de teletransporte agora pode ser cancelado e prevenido pelo efeito Root

  • Corrigidas inconsistencias entre habilidades diferentes que causam Root:

    • As seguintes ações de root não interrompem mais habilidades canalizadas ou ação ativa: Dark Troll Ensnare, Searing Chains, Naga Siren Ensnare, Crystal Maiden Frostbite, Entangling Claws, Nature's Guise, and Overgrowth

Um dos problemas que ainda atormenta os jogadores de Dota (e mobas em geral) é a inconscistência entre poderes semelhantes. Uma das melhorias desta nova atualização é equalizar os efeitos das habilidades que causam a mecânica root. Até então, root era levemente diferente de stun (atordoar). Root causava interrupção de habilidades ativas, ataques e travava o herói no lugar, mas enquanto atordoar era considerado um efeito mágico, podendo ser bloqueado por bkb, root era um efeito misto. Algumas habilidades de efeito root, como a rede do Troll Summoner, passam bkb, outras - como Frostbite da Crystal Maiden - não.

Segundo o log de atualizações, os efeitos de root foram parcialmente equiparados. Habilidades de root não causam mais a interrupção de canalizações ou ações, apenas travam o personagem no lugar. O lado bom é que muitas destas habilidades passam agora a interromper pergaminhos de teletransporte, o que antes não acontecia.

Mudanças no Cleave (transposição) e Spash (Ataque em área)

  • Dano do cleave agora é do tipo físico, faznedo com que ele seja reduzido de acordo pela armadura de cada unidade impactada

  • Ampliada a área do cleave. Distância ampliada de 625 para 650, largura final aumentada de 330 para 360, mmaffetando: Greate Cleave, Empower, Battle Fury e Talentos

  • Dano Splash não é mais afetado por roubo de vida mágico e amplificação mágica

  • Dano Splash agora considera os tipos de armadura corretamente

Duas das mecânicas que mais sofreram alterações nesta atualização foram o cleave e o splash. O Cleave, dado por itens como Battlefury (Fúria de batalha), passa a ser considerado como dano físico e é reduzido de acordo com a armadura de cada unidade impactada. O alcance da área de cleave também foi levemente ampliado.

O dano do tipo Splash (em área) deixou de ser afetado por efeitos como roubo de vida mágico e ampliação mágica, e agora ele considera o tipo de armadura do adversário de acordo. Na prática, personagens com dano Splash como o Dragon Knight em sua forma de dragão não podem mais roubar vida de forma mágica, ou aumentar seu dano através de itens e auras de ampliação mágica.

Outras mudanças

  • Ciclos de dia e noite aumentados de 4 para 5 minutos

O aumento na duração dos ciclos de dia e noite não deve causar grandes impactos nos pubs, mas em jogos competitivos a visibilidade costuma ser um grande diferencial. O aumento na duração da noite deve benefíciar levemente aqueles personagens com melhor visão noturna, além de favorecer ganks em timings específicos.

  • Scan não ignora mais unidades dentro do covil do Roshan

O scan agora funciona dentro do covil do Roshan. Até o último patch, o scan revelava somente quem estava do lado de fora, se um time estivesse inteiro dentro do covil, o scan não revalava ninguém. Esta mudança para jogos competitivos é mais superfícial, visto que os times levam vários fatores em consideração para saber se outra equipe está no Roshan, mas para pubs deve evitar scans desperdiçados por jogadores iniciantes.

  • Mochila não pode mais ser alterada durante habilidades com provocação

Esta “mecânica” começou a ser explorada recentemente, quando descobriram que você podia anular parcialmente o efeito de habilidades como a Maldição do Inverno, da Winter Wyvern, ao mover os itens de dano para a mochila. Fazendo seu personagem causar menos dano no seu aliado. A mudança serve como correção para esta situação.

  • Destruir uma sentinela observadora ou reveladora agora envia uma notificação no chat de seus aliados.

Sobre as wards, a mudança é uma pequena melhoria dem qualidade de vida, principalmente para pubs. Agora todo o time saberá que uma determinada região estava sendo observada e não está mais, simplificando a comunicação do time.

Por fim

Estas foram algumas das grandes atualizações do patch: refinamentos de mecânicas, novos itens e modificações no meta dos heróis, um sopro de vida o qual o jogo estava precisando desde o final do último TI.

No próximo artigo falaremos sobre alguns dos heróis que parecem ter sido mais benefíciados por estas mudanças, bem como a direção para a qual o meta parece caminhar.

Vale lembrar que logo depois de updates deste tamanho, a Valve costuma soltar updates menores com outras correções e alterações, então alguns dos elementos descritos acima ainda podem mudar nos próximos dias!


paiN X libera todos seus jogadores

paiN X libera todos seus jogadores

CCnC e 4dr deixam a paiN X

CCnC e 4dr deixam a paiN X