Dota 2 7.20 - Heróis a serem evitados

Dota 2 7.20 - Heróis a serem evitados

 

Assim como toda atualização benefícia direta e indiretamente muitos heróis, outros tantos saem prejudicados, seja por nerfs diretos ou indiretos em seu estilo de jogo. Desta vez não seria diferente, e poucos dias após o patch jogadores já sentiram efeitos negativos das mudanças em alguns de seus heróis favoritos.

earthspirit.jpg

Earth Spirit - Mudou pouco mas mudou tudo

O herói parece ser um dos alvos favoritos do Ice Frog na hora de receber nerfs. Desde sua primeira aparição no game, quase todas as atualizações subsequentes diminuiram de algum modo as habilidades do herói. Mesmo com todas as alterações negativas, Earth Spirit conseguiu se manter extremamente relevante em quase todos os metas, visto que suas mecânicas de alto impacto e alta habilidade faziam do personagem extremamente versátil.

Perto de outros heróis, pouca coisa parece ter sido modificada no personagem, mas seu índice de vitórias já reflete como ele foi negativamente impactado, amargando com apenas 45% de rendimento.

Quais foram as mudanças? Além de um leve incremento em seu ganho de força, de 3.5 para 3.8, um aumento de 6 para 7 no número de Remnants e aumento na área de impacto seu ult, de 300 para 350 (o que seriam buffs), o efeito de duas de suas habilidades foi invertido.

Rolling Boulder, que causava 80% de slow (lentidão) na unidade atingida, passa a causar 0.4/0.6/0.8/1.0 segundos de stun (atordoamento), tempo que dobra quando utilizada uma pedra. Já sua outra habilidade, Boulder Smash, que causava 0.5/1/1.5/2 segundos de stun, passa a causar 80% de slow por 1.25/2.5/3.25/4 segundos, com o dano aumentado de 50/100/150/200 para 105/170/235/300.

A troca, que parece pequena para quem não conhece tão bem o herói, significa o Earth Spirit não pode mais atordoar unidades a longas distâncias, uma habilidade que era muito utilizada para iniciações ou contra-iniciações. Ter que rolar para cima dos adversários para atordoa-los significa que o personagem passa a se colocar em muito mais situações de risco do que antigamente e não pode mais controlar multiplas unidades com uma única pedra bem arremessada.

Depois de mais este nerf, o herói vira um sério candidato a um rework de suas habilidades nos próximos patchs.

drow ranger

Drow Ranger - pistolinha de vidro

Um pick que costumava ser específico mas altamente funcional teve suas principais habilidades modificadas, sua aura e seu ult. A Precision Aura, que dava 10/20/30/40% da agilidade da Drow em dano para o time passa a dar 20/36/52/68% de velocidade de ataque, e a ultimate Marksmanship, que dava um grande bônus de dano, passa ao invés disso a conferir 20/30/40% de chances de realizar um ataque que não pode ser esquivado, ignora a armadura adversária e mata criaturas instântaneamente. O pulo do gato, entretanto, é que a habilidade é desativada caso exista algum herói adversário em um raio de 400 da drow.

Os talentos de nível 20 e 25 também foram alterados de acordo com a atualização, de +20% de agilidade da Marksmanship para +25% de evasão, e de +20% de dano para +25% de velocidade de ataque para Precision Aura.

Com as alterações, a herói que era conhecida por ser um canhão de vidro perde muito de seu dano final, poder de derrubar torres, potêncial de ganks e utilidade geral para o time. Além da falta de dano, sua habilidade de farmar criaturas, inclusive anciãs, com um único ataque parece não gerar ouro e itens suficientes para compensar a perda de dano, e a aura de velocidade de ataque não ajuda tanto os suportes quanto o dano da aura antiga.

Com míseros 41% de vitórias, a não ser que jogadores descubram uma nova forma de jogar com a Drow, ela parece destinada a passar este patch na sarjeta.

Kunkka dota 2

Kunkka - Adeus rampage

Se você prestar atenção no log de alterações do 7.20, poderá até estranhar. Kunkka não sofreu nenhuma mudança direta em suas habilidades, mas há um motivo bem específico para ele estar nesta lista.

Como já comentamos no artigo sobre o patch, muitas das mecânicas sofreram alterações significativas, inclusive o Cleave (transposição). Com as mudanças, ataques com o efeito passam a considerar a armadura de todos os adversários afetados antes de aplicar o dano. Em patchs passados, muitas vezes o personagem podia dominar as finalizações na rota central, ou até começar em uma posição de suporte e caso necessário fazer um único ítem de dano, como uma Deadalus, e devido as mecânicas do cleave (que ignorava a armadura) inflingir um alto dano em área na equipe adversária.

Com este rework do Cleave, podemos esquecer aqueles críticos em área que matavam equipes inteiras. O personagem perdeu consideravelmente seu poder de dano e deve ser relegado a funções mais específicas.

clinkz dota2

Clinkz - E sua fila de conga esqueletal

Outro dos heróis já situacionais teve somente uma de suas habilidades alteradas. Sua ultimate Death Pact, que consumia uma unidade e lhe garantia diversos bonus foi substituída pela Burning Army.

Ao ser utilizada, a habilidade invoca 4/5/6 esqueletos arqueiros, ao longo de uma linha de 1300. Os arqueiros atacam somente heróis adversários, utilizando Searing Arrows, e tem o mesmo dano básico e distância de ataque que Clinkz, mas são imóveis e morrem com dois ataques de um herói adversário.

Na prática, estes filhotes de Clinkz são uma versão piorada da Death Ward do Witch Doctor e devem sofrer buffs ainda nas próximas semanas. O lado bom é que as caveiras dançam durante o taunt…

Outworld Devourer

Outworld Devourer - Como caem os gigantes

Personagem que dominou a rota central em muitos patchs e já foi considerado um dos mais fortes do Dota 2, conta agora com rídiculos 34% de vitórias desde o lançamento do 7.20. Em um meta altamente agressívo, o OD já vinha sofrendo para se manter relevante contra personagens de maior impacto na rota como Invoker e Ember Spirit, mas as últimas alterações em vez de ajudarem parecem ter batido um prego final em seu caixão.

Sua Arcane Orb agora causa dano Splash (em área) em uma área de 175, mas não causa mais dano bonus em ilusões. Sua Essence Aura, que garantia uma alta sustentabilidade de mana para utilização de habilidades, da lugar a Equilibrium, um Buff de 7 segundos que causa todo dano mágico causado por suas habilidades a recuperar 60/80/100/120% deste valor em mana, além de causar slow de 8/16/24/32% por 1.75 segundos nos ínimigos.

Estas mudanças, além de não corrigirem seus problemas durante a fase de rotas ainda fazem com que na maioria dos casos o personagem não recupere sua mana em velocidade suficiente para que ele possa se manter na rota ou em team fights prolongadas.

A não ser que o objetivo da Valve seja fazer esquecermos de Outworld Devourer durante 2019, o herói parece outro grande candidato a receber buffs nos próximos patchs.


E você, quais heróis acha que foram prejudicados pelo novo patch? Comente abaixo!

Jogadores reclamam e TI 2019 pode sair da China

Jogadores reclamam e TI 2019 pode sair da China

Ninjas in Pyjamas abandona eliminatórias da Winter Clash

Ninjas in Pyjamas abandona eliminatórias da Winter Clash