Dota 101: O Caminho da Vitória

Dota 101: O Caminho da Vitória

 

Dentre a multitude de competitivos hoje no mercado, é inegável que Dota 2 seja um dos mais complexos. O jogo traz uma infinidade de mecânicas do tipo difícil de aprender, difícil de dominar (e mais difícil ainda de lembrar de todas durante uma partida). Em termos técnicos, a curva de aprendizado que os jogadores encontram é muito alta, e, sem nenhum tutorial realmente eficiente dentro do game, muitos jogadores acabam aprendendo ao assistir pro-players, ou simplesmente com os próprios erros.

Para reduzir esta curva criamos o Dota 101, uma série de artigos e tutoriais voltados para o desenvolvimento da comunidade brasileira de Dota 2. Nesta série abordaremos desde mecânicas básicas e estilos de jogo, a utilização correta de itens, seleção de heróis, micro e macro dinâmicas, enfim, toda sorte de conhecimentos que podem fazer da sua vida no game um pouco mais fácil.

Neste primeiro artigo, abordaremos as mecânicas mais simples do jogo, mas fique conosco! Mesmo jogadores avançados podem ter algum insight relembrando coisas simples. Como todo esporte, seja o toque de bola do futebol ou o saque no volei, o caminho da vitória é uma fundação sólida nos pilares básicos e, a partir disso, um caminho de esforço inteligente.

Lembremos que Dota é um jogo em constante evolução, e tudo aqui escrito se aplica ao jogo na sua forma atual (7.20c). Conforme o jogo mudar, nós atualizamos!

O que são mobas?

Moba é o estilo de jogo no qual Dota 2 se enquadra. A sigla vem de Massive Online Battle Arena. Na maioria dos jogos do gênero, duas equipes de 5 jogadores se enfrentam para ver quem destrói a construção central da equípe adversária.

Mais do que isso, entretanto, podemos entender Dota 2 como um xadrez em câmera lenta. Como assim? Simples, enquanto no xadrez cada jogador tem segundos para elaborar uma jogada ou contra-jogada sobre seu adversário, partidas de dota nos permitem planejar e modificar nossas estratégias ao longo de muitos minutos.

Se você vê que o jogo está se encaminhando para uma situação negativa para sua equipe, pare e pense: qual item ou habilidade eu poderia utilizar na próxima teamfight para evitar que os heróis de dano do adversário matem nossa equipe? Naturalmente, itens caros costumam ter efeitos melhores, mas realisticamente, nem sempre você terá espaço para conseguir o ouro suficiente antes da próxima batalha. Muitas vezes um item menor ou uma única skill bem utilizada em um momento chave pode ser o suficiente para virar uma partida.

Traduzindo: pense antes de jogar. Olhe o time adversário, olhe os itens que o time adversário está construindo e planeje sua própria vida de acordo. Não entre em uma team fight sem ter ideia do que vai fazer nela. Planejar com antecedência talvez seja a melhor dica que você lerá sobre o assunto.

Como vencer no Dota 2?

Destruir o ancião adversário. Simples assim. Todo desenvolvimento de uma partida de Dota 2 deve ser voltado a este único objetivo. Inúmeras partidas em que uma equipe está dominando o jogo terminam com uma única team fight perdida e o ancião destruído. Não é incomum ver equipes com vantagem de ouro e de abates sendo derrotada por uma manobra bem executada. O jogo só termina na queda de um ancião.

Dito isso, gaste seus recursos de forma inteligente. Todos os sub-sistemas do jogo, como aquisição de ouro, abates, torres e linhas fazem de cada partida uma situação única. Todo time apresentará um enigma a ser resolvido, e todas as suas ações no game lhe concederão ou consumirão recursos como ouro, mana e até tempo de recarga de habilidades. A questão é fazer de cada ação a mais eficiente possível.

Se você está pra morrer e vai gastar uma habilidade de recarga muito demorada, as vezes é mais interessante se deixar morrer, para ter esta habilidade pronta no próximo engajamento. De modo semelhante, gastar uma habilidade de dano muito alto em um herói que já está prestes a morrer é um desperdício. A equipe adversária saberá que a habilidade foi gasta e estará feliz engajar em uma luta no tempo em que a habilidade estará indisponível.

Utilize de forma eficiente seu ouro: ficar andando pra lá e pra cá tentando economizar para um item caro e morrendo a cada 30 segundos não vai ajudar seu time. Se nos últimos 10 minutos você não conseguiu progredir nada para sua próxima compra, talvez seja melhor escolher um item mais barato que já estaria lhe ajudando desde cedo.

Controle o tempo do jogo: saiba quando atacar e quando defender suas estruturas. Ataque quando seus oponentes tiverem gastado grandes habilidades, ou tenham se teletransportado para estruturas distântes, assim eles não terão condições de montar uma boa defesa e seu ataque terá mais chance de ser bem sucedido.

De modo semelhante, defenda quando souber que a defesa pode ser montada. Se metade do time não pode se posicionar para defender, vale mais a pena tentar levar outra linha do que montar uma defesa fracassada. Uma derrota na defesa sempre abre uma oportunidade para o time adversário, que pode capitalizar nas mortes do seu time para levar ainda mais uma estrutura até que você tenha nascido novamente.

Quais são as mecânicas que devo dominar?

Se você está começando, muitos termos como last hits, deny, farm, split-push, pull e afins podem parecer um tanto complicados. Entraremos ao longo do curso em detalhes sobre cada mecânica mas, de saída, falemos sobre habilidades que podem mudar sua vida imediatamente.

Last Hits (último ataque): Talvez a mecânica mais importante do jogo. Em Dota 2, toda criatura só garante ouro para o herói que a matou (salvo em excessões de stack, assunto que trataremos em outro dia). Isso significa que, se você está atacando uma criatura a todo momento, mas o último ataque foi dado pela torre ou por outra criatura, você não ganha nada. Como ouro é a moeda de troca que você usa para comprar itens melhores, você deve aprender a dar exatamente este último ataque.

Cada herói do game tem uma animação específica ao atacar, mais rápida ou mais lenta. Dominar um personagem significa saber utilizar estas animações de acordo para dar o ataque na hora certa.

Deny (negar): Assim como matar criaturas adversárias da ouro para você, matar suas próprias criaturas evita que o adversário ganhe ouro (e ainda dá uma parcela do ouro pra você). Toda criatura aliada abaixo de 50% de vida pode ser atacada com o comando force attack (por padrão, A + botão direito). Estruturas podem ser negadas a partir de 10% de vida e mesmo heróis do seu time podem ser negados, a partir de 25% de vida, contanto que estejam sofrendo de condições de dano contíuno como Doom.

Saber negar criaturas, estruturas e aliados evita que os adversários recebam o ouro de recompensa, diminuindo seu potêncial de aquisição de itens. Esta mecânica deve ser muito trabalhada, ainda mais nos minutos iniciais de jogo, em que os heróis adversários ainda estão fracos e precisam muito de ouro para comprar seus primeiros itens.

Lane Control (controle da trilha): Matar e negar criaturas faz com que as trilhas avancem ou recuem. Quando isso acontece, um dos lados passa a combater mais perto de sua torre, tendo uma enorme vantagem defensiva. Portanto, todo jogador deve saber como controlar a rota, não atacar automaticamente todas as criaturas (desligar a opção de auto-attack nas configurações) e se focar exclusivamente nos últimos hits, para não avançar a trilha.

Se perceber que suas criaturas estão avançando muito em direção a torre adversária, começe a negar mais suas criaturas, de modo que elas morram mais cedo e a rota volte para a posição desejada. Só avance uma linha quando tiver interesse e possíbilidade de agredir a torre inimiga, lembrando de garantir que o adversário não possa montar uma boa defesa e de que seu time possa lhe ajudar caso necessário. Um herói fora de posição é um herói fácil de ser abatido.


Estas são algumas das mecânicas mais fundamentais de uma partida de Dota 2, elas podem parecer simples, mas se dominadas você verá seu índice de vitórias subindo rapidamente. Existem ainda inumeras outras a serem abordadas, como utilização de sentinelas, itemização e afins. Continue conosco que toda semana abordaremos uma parte diferente do jogo.

Na próxima semana falaremos de funções de rotas. Carry, suporte, offlaner e como cada um deve se portar durante a partida. Fique ligado!

Hidden Pool: Como seu comportamento importa

Hidden Pool: Como seu comportamento importa

Patch 7.20c foca no balanceamento dos heróis

Patch 7.20c foca no balanceamento dos heróis