Hidden Pool: Como seu comportamento importa

Hidden Pool: Como seu comportamento importa

 

Todos já tivemos essa experiência. Uma semana você está destruíndo e vencendo todos os jogos, na semana seguinte você cai de uma partida e, de repente, todas suas partidas estão horríveis. Jogadores não colaborativos, pessoas feedando em uma linha, você começa a reclamar e o negócio só piora… Bem vindo a “pool” secreta.

Score por comportamento

Não é exclusívidade de Dota 2, a maioria dos jogos online tem comunidades complicadas. Diferenças culturais, falta de comunicação e preconceito são um elemento comum. Em jogos cooperativos, quando pessoas começam a tomar atitudes detrimentais ao time, começam as reclamações. O fato de que os jogadores não se conhecem, e muito provavelmente não se encontrarão tão cedo em outras partidas, faz com que mesmo profissionais tenham atitudes fora da linha.

Para evitar que os próprios jogadores construam uma comunidade insustentável e acabem afastando outros players, jogos como Dota empregam um sistema de pontuação por bom comportamento. A lógica é simples: quanto melhor o comportamento do jogador, melhores serão suas partidas. Jogadores excessívamente tóxicos podem ter seu direito de fala removído, podem ser colocados em baixa prioridade e podem até ser banidos por um determinado tempo.

Houve uma época na qual jogadores não tinham nenhuma informação sobre o assunto, todos imaginavam, mas pouco se sabia sobre como o sistema funcionava. Hoje em dia todos temos acesso ao relatório de comportamento ao final de cada 10 partidas, este relatório mostra seu número de comendações, reports e abandonamentos e uma nota de conduta. Entretanto, este placar exíbido é apenas uma pequena parte do algorítimo.

Hidden Pool - O “MMR” por comportamento

Como o sistema não da conta de todas as situações de jogo (você pode não ser reportado nenhuma partida e ainda assim ser extremamente tóxico), o algorítimo por trás do jogo capta a cada partida diversas informações sobre cada jogador. Padrões de fala, padrões de report, padrões de ajuda ao time (um suporte que não compra wards, um carry que se mata de propósito constantemente), até palavras chave são filtradas pelo sistema. Se você entrar no site do OpenDota, digite o nome de um jogador e clique na opção Wordcloud. Você verá em sua tela as palavras mais utilizadas pelo jogador.

Exemplo de como Dota 2 salva tudo que você fala. O tamanho representa o número de vezes.

Exemplo de como Dota 2 salva tudo que você fala. O tamanho representa o número de vezes.

Com esta capacidade de filtrar toda essa informação o sistema forma um perfíl do jogador infinitamente mais completo do que o pequeno relatório exíbido dentro do Dota, e, com estas informações o jogo agrupa jogadores de perfís semelhantes. Na prática: quanto mais tóxico você for em suas partidas, mais tóxico serão seus colegas de time, independente dos números no seu relatório, esta é a hidden pool.

Não acredita? A própria Valve já admitiu a existência do sistema, e nas palavras de um desenvolvedor, em tradução livre ‘Estamos fazendo algumas melhorias no sistema de matchmaking para alocar jogadores de comportamento similar juntos. Por exemplo, jogadores que abandonam repetidamente seus jogos antes que eles começem, ou que entregam de propósito a partida. Estamos trabalhando de modo a ter certeza que estes jogadores encontrem seus pares, para aumentar a diversão de todos no jogo’.

Quais atitudes te colocam na hidden pool?

Existe muito debate na comunidade internacional sobre o elevaria ou abaixaria seu score pessoal, mas algumas coisas parecem ser consenso.

Abandonar partidas: mesmo que em teoria todo jogador possa abandonar uma partida de vez em quando sem ser penalizado, muitos falam que tal atitude baixa consíderavelmente seu score de comportamento. Se a partida for rankeada, pior ainda.

Reports: acredita-se que cada report tira um determinado número de pontos de seu score pessoal. Mesmo que você receba várias comendações e não sofra punição nenhuma na baixa prioridade, seu score pode ser rebaixado para jogar com outras pessoas com perfíl de reports similar.

Feed, afk e afins: como o sistema detecta o perfíl de cada jogador e guarda suas estatísticas (número de abates, mortes e afins), é fácil identificar quando o jogador está se matando de propósito. Igualmente jogadores que ficam afk, escondidos em algum lugar sem serem desconectados.

Abuso verbal: Dota pode não ser diretamente moderado, mas o sistema sabe o que você está falando. Se o jogo percebe um padrão de comunicação verbal, por exempo, um aumento na velocidade de digitação, utilização de determinadas palavras ou expressões em uma situação que seu time está perdendo, ele automaticamente sabe qual tipo de comportamento você está tendo. Este conjunto de dados verbais pode ser visto pela wordcloud, e somado com suas outras estatísticas de jogo, indicam se você tem uma atitude positiva ou negativa. Você pode não ser reportado ao final do jogo (por falta de reports do outro jogador), mas com certeza estará perdendo pontos no sistema.

Acho que estou na hidden pool

Se você acha que suas partidas estão piores do que o normal, com muitos atritos em equipe e muitos jogadores tóxicos, é realmente bem provavel que você esteja. Mas, calma, existe solução pra tudo. Assim como os eventos que te levam a esta bracket infernal, o processo para sair dela não é exatamente uma ciência exata, mas muitos concordam em vários elementos.

Seja colaborativo: evite atritos e busque não spammar o chat. Mesmo se ver outro player tomando atítudes desagradáveis, ou falando coisas inconvenientes, ignore. Lembre que existe um botão para silenciar gente chata. Faça bom uso deste botão, ele vai diminuir seu stress e você jogará melhor, por não ter que aturar uma pessoa tóxica.

Jogue de forma inteligente: Dota é um jogo de equipe. Se você está pegando suporte e não está ajudando com wards, regeneração e afins, você provavelmente não está colaborando com o seu time. Melhore sua atitude para com seu time e se prontifique para ajudar. Não somente você estará ganhando pontos com o sistema, como estará automaticamente melhorando seu nível de jogo, e de quebra ainda arrisca fazer amigos.

Saiba quando parar de jogar: se hoje não é seu dia, não é seu dia. Todos temos dias ruins, é melhor saber deixar pra lá e voltar de cabeça fria do que ficar se estressando. Derrotas são uma bola de neve, e mesmo os mais tranquilos podem ficar frustrados após uma série de derrotas.

Quanto tempo leva para voltar ao normal? O tempo que levar para você aprender sua lição. O sistema funciona como um MMR secundário. Quanto melhor for seu comportamento em partidas na sequência, mais ele sobe. Por outro lado, se você alternar boas atitudes com jogos tóxicos, você pode ficar nesta categoria por um bom tempo.

Como checar meu behavior score?

Primeiro você precisará habilitar o console

  1. Clique com o botão direito no Dota 2 na steam

  2. Clique em “Propriedades”

  3. Clique em “Definir opções de arranque”

  4. Digite “-console”

Abra o Dota 2, vá em suas opções e descubra qual botão abre o console. Por padrão é “ \ “, depois disso;

  1. abra o console

  2. digite "developer 1"

  3. e depois "dota_game_account_client_debug"'

A pontuação atual vai de Normal, C-, C, C+,D+,D a F, sendo Normal a melhor e F a pior.


E você, sabia da existência da hidden pool? Como fez para melhorar suas partidas? Conte-nos nos comentários abaixo!

Pajkatt é o novo Carry da OG

Pajkatt é o novo Carry da OG

Dota 101: O Caminho da Vitória

Dota 101: O Caminho da Vitória