Comunidade organiza boicote ao Chongqing Major

Comunidade organiza boicote ao Chongqing Major

 

Com o silêncio da Valve após toda a polêmica sobre o ban determinado pela China a dois jogadores por conta de comentários racistas em pubs, a comunidade internacional de Dota 2 se organiza para fazer o que talvez seja o maior protesto já visto na cena de eSports.

Ontem a noite o comentarista GrandGrant anunciou em seu twitter que se o Ban sobre Kuku não fosse removido, ele se recusaria a narrar o Major. Em sua visão, todos erramos, e um único erro não deveria te proibir de jogar um campeonato que tem o poder de decidir todo seu futuro profissional.

A postagem ecoou pela comunidade e o que se seguiu foi uma onda de apoio dentre alguns dos maiores nomes da cena. Admiral Bulldog foi mais além, se recusando a narrar qualquer evento na China - incluindo o TI 2019 - caso a posição não seja revista.

Além dos dois, 2GD, Godz e Redeye também já aderiram ao boicote.

China mantém a decisão

Pouco depois do primeiro Tweet de Grant, a TNC soltou um comunicado, no qual descrevem a posição oficial do torneio:

“Depois de conversarmos com os organizadores do Chongqing Major, eles nos confirmaram que duas coisas podem acontecer se o Kuku tentar participar do Major:

  1. Ele terá sua entrada no país proibida

  2. O governo regional da cidade poderá cancelar o campeonato caso ele esteja presente”

Com o nível da retórica chinesa, a não ser que haja uma intervenção direta de uma instância governamental superior, parece improvável que tal posição seja revista. O triste silêncio da Valve sobre o assunto também da indícios de que a companhia prefere ignorar os abusos internacionais sobre jogadores do que se indispor com um parceiro comercial.

Ocorre que, enquanto a Valve não anunciar própriamente suas regras, código de conduta e delimitar os limites de comportamento e as punições previstas antes dos eventos, continuaremos prejudicando fãs e jogadores, que são quem sustenta a existência de Dota.


Zeus Gaming é expulsa das qualificatórias do Bucharest Minor

Zeus Gaming é expulsa das qualificatórias do Bucharest Minor

7.20d nerfa heróis das qualificatórias

7.20d nerfa heróis das qualificatórias