Dota 101: Entendendo as funções de cada jogador.

Dota 101: Entendendo as funções de cada jogador.

 

Dando sequência a nossa série de Dota 2 para iniciantes, falaremos hoje sobre as funções de cada jogador. Se você está começando, gostaria de entender mais, ou quer apenas ler uma opinião nova sobre o assunto, chega mais!


Quando falamos em mobas, muitos termos um tanto quanto herméticos se fazem presentes. Solo Mid, Carry, Suporte, Offlaner… Cada um destes termos determina uma vasta gama de atribuições para cada jogador. Entender qual sua função na equipe te ajudará a escolher o herói certo para cada situação de jogo, e norteará seus objetivos durante a partida.

Gosto sempre de fazer a comparação com o futebol, pela familiaridade que temos para com o esporte. Em uma equipe de futebol existem atacantes, meio-campistas e defensores. Podemos concordar que o objetivo de todos é o mesmo: vencer a partida, mas cada um colabora com seu time de modos diferentes. Assim como o atacante se foca em ficar na frente e fazer gols, o zagueiro fica na defesa, defendendo o time. Do mesmo modo funcionam os mobas, ainda que todos tenham o mesmo objetivo, cada um colabora em funções específicas para o conjunto.

Repare na proximidade do ponto de encontro para cada rota

Repare na proximidade do ponto de encontro para cada rota

Quais as posições padrão em Dota 2?

Carry (posição 1), Mid (posição 2), Offlaner (posição 3), Suporte de rotação (posição 4), Suporte sacrificial (posição 5), Nesta classificação, a posição do jogador indica a prioridade de farm, ou seja, a prioridade de quem deve matar os creeps e garantir os abates, assim sendo:

Carry - Normalmente um personagem de ataque alto, ele será o responsável por efetivamente vencer a partida. O problema é que todos os personagens que se encontram nesta categoria tem seu early game (minutos iniciais do jogo) muito fracos, então eles precisam de ajuda e cuidados do resto do time para garantir que consigam ouro suficiente para se equiparem. Para isso, tanto o Carry quanto o suporte sacrificial vão na trilha chamada “segura”, ou seja, aquela na qual os creeps se encontram próximos a sua torre.

A categoria pode ainda ser dividida em Mid-game Carry, Late-game Carry e Semi-Carry, dado o ponto crítico em que o personagem atinge seu máximo de efetividade. Heróis como Juggernaut, Phantom Assassin e Monkey King por exemplo, são extremamente eficientes no mid-game (até a marca dos 30 minutos), mas perdem efetividade em partidas mais longas, quando Spectre, Chaos Knight, Terrorblade e outros carrys de late-game passam a dominar.

Semi-Carrys, por sua vez, são heróis que podem ocupar uma posição relevante de dano se equipados própriamente, são relativamente fortes nos minutos iniciais e podem bater frente a frente com outros heróis até o mid game, mas que dificilmente farão frente a um carry de verdade bem equipado. Podemos colocar nesta categoria Mirana, Wind Ranger e Kunkka.

Mid - Personagem de alto impacto em teamfights ou de level 6 estratégicamente importante. A função específica do mid-lane costuma mudar a cada patch. Enquanto em tempos passados os times focavam em semi-carrys, e o objetivo do jogador era rotacionar a partir do lvl 6 e pressionar outras lanes, hoje em dia os heróis são mais estáticos e contam com o auxílio de rotações e suportes para vencerem suas respectivas rotas.

Uma abate nesta rota central costuma ser muito prejudicial, por conta do ouro e experiência adquiridas pelo adversário. O tempo de renascer significa que o adversário pode pegar mais um nível de vantagem, tornando a tarefa de permanecer na rota ainda mais difícil. Heróis clássicos desta posição são Invoker, Templar Assassin, Shadow Fiend, Tinker e afins, mas neste patch está virando relativamente comum vermos Rubick, Dazzle e outros heróis de perfil mais “early game”. Outras opções possíveis ainda são personagens que consigam sobreviver bem sem nenhuma ajuda na rota, como Dragon Knight, Timber e Viper. Em geral, esta rota se adapta ao estilo e plano de jogo da equipe.

Por conta desta alta versatilidade, o mid-laner virou uma espécie de coringa. Muitos times optam por escolherem personagens que podem servir tanto como mid quanto como suporte ou offlaner, e ajustam sua escolha no decorrer do draft (tempo de escolha de personagens) para ter uma fase de rotas mais fácil. A escolha desta rota deve se adequar a velocidade de jogo pretendida pelo time. Se você quer utilizar um carry mais late-game, um personagem com alta durabilidade pode segurar o jogo nas primeiras lutas. Se o objetivo é vencer o quanto antes, personagens de dano mágico podem ser escolhas mais interessantes.

Offlaner - Personagem responsável pela trila externa do mapa (também conhecida como rota suícida). O offlaner é uma pessoa que deve saber quando ser agressiva e quando jogar recuada pela proximidade dos creeps da torre adversária. Houve uma época em que o meta era jogar sozinho nesta rota, para maximizar o ganho de xp e depois compensar o ouro na selva, mas hoje (patch 7.20) a rota é lugar do offlaner e do suporte de rotação.

A função do offlaner tradicional é controlar o tempo do jogo, ou seja, o offlaner é responsável por saber quando iniciar e quando contra-iniciar a equipe adversária, fazendo personagens como Tidehunter, Enigma e Beast Master excelentes nesta função. Note que estes personagens tem como característica habilidades ultimate que podem ser úteis até quando não estão sendo utilizadas. Muitas vezes o simples fato de saber que existe um Tidehunter com Ravage disponível já detem muitas equipes de tentarem qualquer manobra agressiva.

Além de controladores de tempo, outra possibilidade para a offlane são heróis de alta durabilidade e potencial disruptivo, que vão criar o caos durante as team fights. Nesta categoria entram Bristleback, Timber e Pangolier. É incrivelmente chato para um time estar lutando enquanto há um Pango ou um Timber atacando diretamente os suportes na parte de trás, ou um Bristleback absorvendo dano enquanto solta espinhos em todo mundo.

Suporte de rotação - Herói responsável por auxíliar o offlaner no início do jogo e prover suporte para as outras rotas conforme o necessário. Nesta categoria entram heróis que tem habilidades fortes o suficiente para se manter sem itens no começo do jogo, mas que podem evoluir muito com um pouco de dinheiro no bolso.

O suporte de rotação, junto ao offlaner tem por missão atrapalhar o farm do carry alheio no começo do jogo, atacando o herói adversário e fazendo com que erre last-hits. Após esta fase, este herói começa a rodar pelo mapa, facilitando abates nas outras rotas ou teletransportando para torres que estejam sobre pressão adversária.

Por conta deste alto nível de rotatividade exígido da função e relativa dependência de farm, o suporte 4 deve utilizar seu ouro de modo inteligente, com pergaminhos de teletransporte e itens que possam lhe facilitar os abates, como botas, urnas, adagas de translocação e afins. Ainda que ele possa (e deva, na medida do possível) ajudar ao suporte 5 com sentinelas, observadoras e afins, esta não é sua função principal, e deve vir caso ele tenha ouro disponível suficiente para permitir que o suporte 5 feche um item importante como suas botas.

Heróis comuns desta posição são Shadow Shaman, Earth Spirit, Chen e Earth Shaker.

Suporte Sacrificial - Se a função do carry é dominar o mid/late game, a função do suporte sacrificial é garantir que o carry tenha uma boa fase de rotas, um trabalho também conhecido como babá. O suporte sacrificial tem por objetivo comprar todos os itens necessários para assegurar o farm de seu carry, sem se importar com seus próprios itens.

Sentinelas, Observadoras, poções de cura, poções de mana… Nada é para ele. Não é incomum ver um jogador desta posição chegar aos 15 minutos de jogo somente com bota marrom e nada mais. Se o carry conseguiu farmar bem e não sofreu ganks, o suporte sacrificial cumpriu bem sua função.

Por não poder contar com ouro, escolhas ideais para esta função são aqueles que podem ter um alto impacto no começo do jogo sem nenhum ouro. Brilham nesta função heróis como Crystal Maiden, Dazzle, Oracle e Grimstroke, personagens que podem salvar seu carry, garantir abates e proteger suas rotas sem nenhum investimento em itens, permitindo que gastem o pouco que recebem em coisas para o time.

Jogando pelo time

Quando falamos nestas posições, evidênciamos o fato de que Dota 2 é um jogo de equipes. Tanto faz se um zagueiro marca o gol da vitória ou se um atacante salva seu time de levar um gol, o importante é conseguir os 3 pontos. Do mesmo modo, convém ao carry comprar uma sentinela ou liberar um last-hit para um suporte que possa fechar um item de grande impacto, assim como convém ao suporte saber quando correr em direção ao adversário e se suícidar se tal ação for salvar a vida de seu carry.

Como pubs são imprevisíveis e não sabemos qual o perfíl de jogadores encontraremos em nosso time, se esforce para ser o mais amigável e produtivo para o time. Mesmo que você veja que seu carry não é bom em last hits, ajude-o a farmar na medida do possível para maximizar suas chances de vitória. Do mesmo modo, se você for o carry e seu suporte não comprar sentinelas ou mesmo o entregador, faça você se preciso for. 75 de ouro investido em uma sentinela pode evitar uma morte, e no tempo que você leva até renascer você deixa de ganhar bem mais do que isso.

Tudo pode funcionar - mas vá pelo mais fácil

O lendário N0Tail provou durante o último TI sua filosofia de que tudo pode funcionar. De fato, dada a situação, personagens que seriam suportes podem se transformar em falsos carrys e vencer o jogo. Como Dota é um jogo de estratégia e habilidade, mesmo as escolhas mais estranhas podem funcionar em dadas circunstâncias.

Dito isso: Vá pelo mais fácil. Não é porque tudo pode funcionar que tudo vai funcionar. Se você começar a fazer escolhas estranhas sem um motivo bem específico, você estará apenas facilitando a vida do seu adversário. Se você está começando ou não tem certeza, mantenha-se no campo do seguro, escolha um personagem o qual domina e que sabe que cumprirá bem a função necessária. Escolher um personagem errado para uma rota é um dos caminhos mais rápidos para se perder a confiança do time, angariar reclamações e receber reports ao final da partida.

Na dúvida, coloque-se na pele do adversário. Você teria mais medo de uma Phantom Assassin na função de carry ou de uma Cristal Maiden? Faça suas escolhas de acordo.


Por fim, existem muito mais heróis disponíveis e Dota é muito mais do que as escolhas de heróis individuais para cada posição. No próximo artigo, falaremos sobre Power Spikes, Timings relevantes e a diferença entre Early, Mid e Late Game. Para ficar sempre por dentro, siga-nos pelo Facebook e seja o primeiro a saber das novidades e estratégias!

Valve quebra o silêncio e Kuku está oficialmente banido do Chongqing Major

Valve quebra o silêncio e Kuku está oficialmente banido do Chongqing Major

Zeus Gaming é expulsa das qualificatórias do Bucharest Minor

Zeus Gaming é expulsa das qualificatórias do Bucharest Minor